Relatório da FAO recomenda que Brasil invista em segurança alimentar
No Dia Mundial da Alimentação (16/10) o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
News
- Posted on: Oct 26, 2017
- Brazil
Sorry, this article is not available in your selected language.
No Dia Mundial da Alimentação (16/10) o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recomendou que o Brasil incentive o cuidado com a alimentação e mantenha programas governamentais de acesso a alimentos para garantir a segurança alimentar dos brasileiros.
Segundo o documento FAO "Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe 2017", o Brasil será capaz de acabar com a fome, que hoje atinge cerca de 3% da população, até 2030. Porém, para garantir a segurança alimentar e nutricional, os brasileiros precisam consumir os nutrientes corretos e até mesmo praticar exercícios físicos.
No Brasil, a alimentação é um direito garantido pela Constituição Federal e, mundialmente, o tema é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que tem como meta acabar com a fome no mundo até 2030.
Investimento
O relatório da FAO indica ainda que, se houver continuidade nos investimentos em políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis, o Brasil alcançará o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 2: Fome Zero até 2030.
Os programas governamentais têm impacto direto na segurança alimentar dos brasileiros e eles estão distribuídos em várias pastas, como Educação e Saúde com merenda escolar e campanhas de alimentação saudável e combate à obesidade; Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com programas de crédito e financiamento para agricultores familiares; Desenvolvimento Social com Bolsa Família e outros programas.
O Brasil é um país que lida com dois extremos, são 7,2 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave. Por outro lado, 60% dos brasileiros estão com sobrepeso e 20%, obesos. Além disso, um terço das crianças está acima do peso
Agência ABIPTI com informações da Agência Brasil