INCOBRA - Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation between Brazil and the European Union

Helpdesk Newsletter

Follow us:

  • Twitter
  • LinkedIn

Concluído projeto de cooperação técnica com Japão sobre logística reversa

Trata-se de etapa-chave para o Brasil ampliar o reuso de matérias-primas, o consumo e a produção sustentável, contribuindo para a competitividade industrial

News

  • Posted on: Sep 01, 2017
  • Brazil

Website: Link

Sorry, this article is not available in your selected language.

Representantes dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Meio Ambiente (MMA) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) concluíram recentemente a última etapa do “Projeto para Melhoria da Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) no Brasil”. Trata-se de etapa-chave para ampliar o reuso de matérias-primas, o consumo e a produção sustentável, contribuindo para a competitividade industrial.

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, a logística reversa é a restituição dos produtos após o seu descarte às empresas privadas para sua reutilização, reciclagem ou processamento e destinação adequados.

A PNRS estabeleceu o princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, que se concretiza na obrigação de implantação de sistemas de logística reversa para diversas cadeias produtivas. A legislação também inovou ao determinar a adoção de acordo setorial ou termos de compromisso para o estabelecimento de obrigações entre os diferentes atores envolvidos na logística reversa.

A cooperação técnica internacional envolveu interlocução público-privada, realizou projeto piloto no município da Bairro da Lapa (SP), e trouxe importantes lições, como a diferenciação dos métodos de coleta por porte de resíduos, para tornar a coleta eficiente; a elaboração do “Relatório sobre Impactos Econômicos da Logística Reversa no Brasil”, incluindo simulação de taxas de cobrança para coleta e sugestão de incentivos econômicos e sugestão de ações para atrair o descarte de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, a exemplo de campanhas para sensibilização do público em geral.

Para o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Igor Calvet, essa cooperação deixou um importante legado sob a forma de recomendações, como a formação de área de reciclagem além do limite estadual; o estabelecimento de Centros de Consolidação para posterior destinação dos resíduos; o desenvolvimento de empresas de reciclagem e a atuação da logística reversa por tipo e porte de equipamento eletroeletrônico.

(Agência ABIPTI, com informações do MDIC)

Scientific field: Other

Share this on:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIn