FAPEMIG divulga oportunidade internacional para pesquisadores
News
- Posted on: Jan 10, 2017
- Brazil
- Important
Website: Link
Sorry, this article is not available in your selected language.
Não é de hoje que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) vem desenvolvendo inúmeras ações e acordos para incentivar e promover a realização de workshops e outras atividades em conjunto com instituições internacionais. Uma dessas iniciativas, firmada há cinco anos entre a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG, sigla em alemão) e a FAPEMIG, visa justamente a essa possibilidade de troca de experiências entre os pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e Pesquisa de Minas Gerais e da Alemanha, e já apresenta bons resultados no que tange ao intercâmbio de ideias.
É o que diz o professor Eladio Oswaldo Flores Sanchez, coordenador do Serviço de Bioquímica de Venenos Animais da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias (FUNED). De acordo com Sanchez, a colaboração na pesquisa com componentes ativos de venenos animais (serpentes) com o grupo do Prof. Dr. Johannes A. Eble, do Institute of Physiological Chemistry and Pathobiochemistry, University of Münster, é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos com a finalidade de elucidar as propriedades estruturais e funcionais das proteínas de venenos ofídicos (Bothrops sp e Lachesis muta), com potencial biotecnológico e ou agentes terapêuticos.
Essa história teve início em 2007 e após um ano de pesquisa o professor Sanchez fez sua primeira viagem, a convite do pesquisador Eble, aos laboratórios do Institute of Physiological Chemistry and Pathobiochemistry. De lá para cá, foram realizadas várias visitas entre Brasil e Alemanha para compartilhar ideias, resultados e conhecimentos sobre toxinologia de venenos animais (alvo de estudo entre as partes). Em novembro de 2016, o professor Eble teve a oportunidade de vir ao Brasil para uma visita técnica aos laboratórios da FUNED, dessa vez por meio do acordo de cooperação entre FAPEMIG e DFG. O resultado foi produtivo e bem avaliado pelo professor Sanchez “Esse auxílio constitui um imprescindível exercício para a geração de conhecimentos que, em sua essência, é uma obra coletiva nas concepções e avaliações propostas associadas às complexidades das ações dos venenos e seus derivados, como as moléculas”, afirma Sanchez.
Como participar?
Na FAPEMIG, as parcerias são gerenciadas pela Assessoria Científica Internacional, departamento criado especialmente para esse fim. As oportunidades são divulgadas periodicamente, no site da Fundação, e as propostas são analisadas por ambas as partes, que decidirão sobre as responsabilidades de apoio financeiro, de acordo com as regras e legislação de cada País. Não existe um valor para apoio do projeto e os itens financiáveis encontram-se no Manual da FAPEMIG.
Nesse caso específico, que engloba um acordo entre Minas Gerais e a Alemanha, o pesquisador mineiro deverá encaminhar sua proposta para a FAPEMIG e o da Alemanha para o DFG, a mesma poderá ser escrita em inglês. Cada instituição tem um procedimento para a submissão de suas propostas, no caso da FAPEMIG, o pesquisador deverá enviar a proposta para o e-mail; e . O documento deve conter as seguintes informações: tema, justificativa, objetivos, orçamento e contato na Universidade da Alemanha. Dúvidas podem ser esclarecidas nesses mesmos endereços eletrônicos disponibilizados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social FAPEMIG